Apresentado como a charneira entre um contexto de Vila e o natural estruturante do jardim que o envolve, o Solar Visconde da Barreira, prevê-se como uma nova centralidade no lugar, surgindo um centro de criação artística que vai aproximar o espaço arquitectónico e natural existentes com a arte e o público. É um laboratório aberto onde a arquitectura visa também provocar novos modos de expressão, unindo o presente com o passado, originando um diálogo, reinserindo o património histórico na vivência da população.
O âmbito da intervenção, face à riqueza do programa proposto e ao “recipiente” com uma história vincada e imposta, prevê a requalificação, no sentido do uso colectivo.
A filosofia da intervenção no Solar, vai assentar na adequação do programa à estrutura atual do edifício, sem alterá-lo substancialmente, numa atitude mais minimalista perante a pré-existência, e preservar a imagem presente como ‘testemunho de uma época’, face à delicadeza do contexto.
Esta recuperação desenvolveu-se aplicando o critério de diferenciação entre os novos elementos construídos (utilizando sistemas e linguagens construtivas mais contemporâneos) dos elementos originais e históricos da construção.
Cliente: Câmara Municipal de Leiria
Local: Barreira, Leiria
Área: 11500,00 m2
Data Projecto: 2021
No Code Website Builder